Diagno Vet Logo Diagno Vet

Buscar

Seg a Sexta das 08 as 18h00. Sábado até 12h00.

67 3356-3991

67 98434-0804

Manoel Inácio de Souza, 1053 - Santa Fé
CEP 79021-190 | Campo Grande MS contato@diagno.vet.br -

Notícias

Cães e gatos podem ser benéficos para crianças com necessidades especiais

domingo, 19 de junho de 2016 às 12h23

O poder que os animais de estimação têm em melhorar a vida das crianças pela companhia e redução da ansiedade, vem sendo comprovado em alguns estudos. Os pets podem contribuir, até mesmo, para o estímulo no desenvolvimento da linguagem e das habilidades motoras da garotada.

A Comac (Comissão de Animais de Companhia), do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), em parceria com a Anfal Pet (Associação Nacional de Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação), escolheram este tema para apresentar durante o International Pet Meeting, que aconteceu no dia 15 de setembro, em São Paulo.

“Para as crianças portadoras de necessidades especiais existem determinadas situações nas quais o animal é o único ser vivo com quem estabelecem contato, estimula a fala e minimiza a agressividade. No caso das crianças autistas, é ele quem pode trazer um toque de realidade, provocando o aumento da frequência de respostas sociais”, explica a especialista e médica veterinária, Ceres Berger Faraco, que ministrou a palestra.

De acordo com a especialista, após três meses de atividade com animais em uma escola pública municipal, em Porto Alegre/RS, o aluno de uma classe, composta por crianças em risco social e dificuldade de aprendizagem, não falava há quase dois anos com colegas ou professores, e começou a sussurrar após passar a ter contato com animais de estimação.

“Os animais conseguem estabelecer um contato de confiança, amor e alegria com as crianças, e consequentemente a criança portadora de necessidades especiais se sente segura para iniciar uma interação social”, acrescenta a veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira

Fonte: Portal da Educação / Foto: Pinterest

Veja Também