Diagno Vet Logo Diagno Vet

Buscar

Seg a Sexta das 08 as 18h00. Sábado até 12h00.

67 3356-3991

67 98434-0804

Manoel Inácio de Souza, 1053 - Santa Fé
CEP 79021-190 | Campo Grande MS contato@diagno.vet.br -

Exames e Serviços

Anemia Infecciosa Equina (AIE)
AIE é uma doença infecciosa de distribuição mundial, causada por um lentivírus que acomete Equídeos, podendo apresentar-se nas formas aguda, subaguda e inaparente, sendo esta a forma mais perigosa, pois os animais estão aparentemente saudáveis e são portadores do vírus. É uma infecção persistente e alguns dos sintomas e sinais clínicos são febre, anemia, hemorragias, supressão da resposta imunológica, inchaço do abdomen, perda de peso, depressão. A transmissão da doença é feita por meio do sangue contaminado, ou seja, o sangue do animal infectado entra em contato com o animal sadio através da picada de mutucas e moscas dos estábulos, ou por objetos contaminados, como agulhas, seringas, material cirúrgico, arreios, esporas e outros materiais. O diagnóstico da AIE é feito com soro sanguíneo, através do teste de IDGA (Imunodifusão em Gel de Ágar) realizado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O controle preconizado pelo MAPA para a maioria das regiões brasileiras é o sacrifício dos animais positivos ou interdição da propriedade com foco de AIE detectado (Instrução Normativa no 45, de 15 de junho de 2004), salvo  região do Pantanal onde aproximadamente 50% dos animais de serviço são portadores do vírus da AIE; para essa região criou-se o Programa de Controle e Prevenção da Anemia Infecciosa Equina no Pantanal Sul-Matogrossense (CAIEPAN).
Material:
5,0 mL de sangue sem anticoagulante (tubo de ensaio com tampa vermelha ou amarela) ou 2,0 mL de soro sem hemólise.
Método:
Imunodifusão em Gel de Ágar.
Forma de envio:
Frasco contendo sangue total .
Conservação para envio:
Sangue total até 24 horas e soro até 7 dias, refrigerados entre 2º e 8ºC.
Prazo para entrega do resultado:
Mínimo 48 horas.

COMO SOLICITAR O EXAME

1- O Médico Veterinário requisitante deve solicitar as resenhas específicas para AIE na recepção do Diagno Vet Laboratório Veterinário. As três vias das resenhas devem ser preenchidas, assinadas e carimbadas pelo Médico Veterinário para cada animal.

2- A amostra deverá ser coletada em tubo estéril e sem anticoagulante (tampa vermelha ou amarela), identificada e refrigerada. Se houver possibilidade, enviar o soro já separado (2,0 mL). As amostras devem ser entregues na recepção do Diagno Vet acompanhadas das respectivas resenhas pelo médico veterinário requisitante, ou por um portador nomeado por ele, mediante apresentação do formulário de notificação ou nomeação de portador, disponível na recepção do Diagno Vet, previamente preenchido, assinado e carimbado pelo Médico Veterinário.
Importante 1: As requisições devem estar legíveis e sem rasuras, caso contrário não serão aceitas para fins oficiais.
Importante 2: Certifique-se de que todos os campos da resenha estão preenchidos de forma correta e se as três vias estão assinadas e carimbadas.

3- O resultado será entregue ao cliente no prazo mínimo de 48 horas, digitado no Relatório de Ensaio de Anemia Infecciosa Equina, de acordo com a Portaria no 378/ 2014 do MAPA, acompanhado da resenha do animal, servindo como atestado negativo com validade de 60 dias a partir da data da coleta.

4- Nos casos de resultados positivos, seguindo as normas e de acordo com a Circular no 17/2014 – CGAL, de 23 de dezembro de 2014, o resultado do exame ficará retido no Laboratório Diagno Vet e enviado para o Serviço Veterinário Oficial – SVO (SFA e Órgão Estadual de Defesa Sanitária Animal) da UF onde se encontram os animais, juntamente com os resultados dos animais negativos pertencentes à propriedade com o foco, sendo que o requisitante não poderá ser informado sobre o resultado até que tenham sido tomadas as devidas providências pelo Órgão Oficial.

5- Nos casos de resultados negativos, o resultado e resenha deverão ser retirados na recepção do Laboratório Diagno Vet.

Veja Também