Diagno Vet Logo Diagno Vet

Buscar

Seg a Sexta das 08 as 18h00. Sábado até 12h00.

67 3356-3991

67 98434-0804

Manoel Inácio de Souza, 1053 - Santa Fé
CEP 79021-190 | Campo Grande MS contato@diagno.vet.br -

Dicas

Agressividade em Cavalos
A agressividade nos cavalos pode ser mostrado em diversas situações, desde o estabelecimento da hierarquia, até a defesa do território. Esse tipo de comportamento é muito importante para as pessoas que trabalham com equinos, pois eles fornecem sinais de estabelecimento do limite de violação espacial. Além disso, quando ignorados, esses sinais formam a base para respostas potencialmente fatais.

A hostilidade é geralmente associada com ameaças com a cabeça e mordidas, e a defesa envolve resposta com os quartos traseiros. Os gestos usados diferem na frequência dependendo do sexo e idade do agressor. As causas mais comuns de demonstrações de agressividade são: estabelecimento da hierarquia no bando, brigas entre garanhões, defesa do território e do bando, desmame dos potros e educação dos jovens.

A forma mais comum de agressividade entre cavalos é a ameaça com a cabeça, que envolve a extensão de cabeça e pescoço na direção de outro indivíduo enquanto coloca as orelhas para trás. Pode-se ver também a ameaça de mordida em que a boca fica aberta em movimentos de mordida sem o fazê-lo realmente. Esses sinais podem também caracterizar dor abdominal e resposta à picadas de inseto. Mordidas nos membros posteriores podem ser usados para mover o bando para frente ou arrebanhá-los. Os cavalos também podem intimidar com o uso dos membros anteriores, colocando-os para frente para atingir o outro animal.

A agressão à humanos é um problema comportamental visto em cavalos medrosos ou que estão defendendo seu território. É importante consultar um profissional para resolver esses problemas, pois esse tipo de comportamento pode ser perigoso ao animal e ao humano.

Texto por:

Ramona Bastos, graduanda da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
REFERÊNCIAS
McGreevy, P. Equine Behavior: a Guide for Veterinarians and Equine Scientists. Saunders. 2004.
Fonte das figuras:
McGreevy, P. Equine Behavior: a Guide for Veterinarians and Equine Scientists. Saunders. 2004

Fonte: Informativo Equestre

Veja Também